
Normalmente nos cães acometidos pela gripe, os principais sintomas observados são acessos de uma tosse seca, parecendo que o animal está engasgado, às vezes expectorando um tipo de espuma branca. Essa tosse costuma piorar com exercícios físicos, agitação ou mesmo pela própria pressão da coleira.
Em casos mais graves seu cão pode apresentar secreção nos olhos, coriza, falta de apetite e febre. Nos filhotes e nos animais mais debilitados o quadro pode evoluir para situações mais complicadas, como pneumonia, por exemplo.
Dos meus 19 amigos de quatro patas, quinze pegaram a gripe. Esta semana foi um corre corre veterinário. Tres dias, 90 injeções. Mas fora dois, os outros já estão saudáveis novamente.
Um detalhe importante: A gripe canina não é contagiosa para nós humanos. Isto é importante mencionar sempre, pois existem centenas de cretinos que acham isto uma boa desculpa para abandonar seus animais. A gripe apenas contagia outros animais, tanto pelo contato com outros cães, como pelo próprio ar.
(Siegmar)
Muito boa postagem. É preciso explicar o que pode acontecer com nossos amiguinhos. Que bom que eles estão melhores.
ResponderExcluir