''DO NOT ABANDON YOUR BEST FRIEND''

O CÃO É O ÚNICO QUE NÃO SE IMPORTA SE VOCÊ É RICO OU POBRE, BONITO OU FEIO. O CÃO É O ÚNICO QUE REALMENTE SENTE A TUA AUSÊNCIA E SE ALEGRA DE VERDADE COM O TEU RETORNO, PORTANTO, JAMAIS ABANDONE SEU MELHOR AMIGO.



UM RAIO DE LUZ

''UMA ANTIGA LENDA DIZ QUE QUANDO UM SER HUMANO ACOLHE E PROTEGE UM CÃO ATÉ O DIA DE SUA MORTE, UM RAIO DE LUZ, QUE NÃO PODEMOS ENXERGAR DESTE PLANO DA EXISTÊNCIA, ILUMINA O CAMINHO DESTE SER PARA SEMPRE!''





quarta-feira, 11 de abril de 2012

A HIPOCRISIA NOSSA DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE

.Muito se fala sobre o meio ambiente, mas nada se faz de concreto contra a sua destruição.A hipocrisia de todos assusta, enoja e desencoraja. Importa é o consumo, importa é o conforto nunca saciável. Os culpados não são apenas os governantes e grandes empresários, avidos e gananciosos pelo lucro cada vez mais imoral. Os culpados são todos aqueles que fecham seus olhos, consomem desenfreadamente e nunca se satisfazem em sua podridão de ostentacões.

Destruir virou o lema. Emporcalhar cada vez mais o nosso pequeno planeta se tornou um mórbido prazer. Consumir e produzir toneladas de lixo, quem se importa com o destino final do mesmo?
Qualquer coisa jogamos no fundo do mar, queimamos ou enterramos em qualquer lugar, exportaremos aos países vizinhos, qualquer coisa, importa os novos modelos de ipods e ipads, que amanhã já serão obsoletos e ultrapassados.

Resolvi fazer esta pequena postagem baseada numa exposição que em breve estará a disposição para todos. Uma exposição de cartazes de Klaus Staeck, atual presidente da Academia de Arte de Berlin. Ao lado uma amostra de alguns dos cartazes que fazem parte da exposição.   
                NADA ESTÁ RESOLVIDO.
Este é o nome da série de cartazes sobre a destruição do meio ambiente. Sarcásticos mas verdadeiros, mostram a hipocrisia e  a indiferença. A indiferença de todos, em todo o mundo. Jovens, velhos e crianças.

`` O solo está morrendo, a água está morrendo, o ar está morrendo, a mata está morrendo e os animais estão morrendo. VIVA, ESTAMOS VIVOS.``

Estes são os dizeres do cartaz ao lado. As primeiras imagens acima são montagens minhas, baseadas em alguns cartazes do artista Staeck.
``Semanas publicitárias da Shell. Os moradores das costas em breve poderão abastecer seus carros e aquecedores diretamente do mar.

Bem ironico, mas bem verdadeiro. Os cartazes de Klaus Staeck já causaram muitos problemas ao mesmo e também alguns processos tentando impedir a divulgação dos mesmos. Por qual razão seria? Talvez o cartaz seguinte nos forneça uma pista para esta pergunta...
``Sardinhas em óleo do Alasca.``

Precisa adicionar mais algum comentário? Olhando bem a marca das sardinhas, podemos admitir que devem ser deliciosas.
A exposicão de Klaus Staeck é composta de mais de trinta cartazes. Um mais ironico e verdaderio que o outro. Em breve estará disponível no Instituto Goethe de nossa cidade.Talvez o mundo precise de mais artistas como Klaus Staeck, talvez de mais pessoas que pensem e sintam a realidade que nos cerca como ele percebe e descreve em seus cartazes. Mas o tempo urge, estamos numa corrida que começou faz tempo e somos os retardatários. A destruição já se tonou incontrolável.

A pergunta final é quase como a pergunta de um dos cartazes de Klaus que nos questiona quantos anos serão necessários para a reposição do petróleo na natureza, a pergunta é: Quantos anos ainda nos restam?
Siegmar

Um comentário:

  1. É verdade! Cada vez mais destroem a natureza e ninguém faz nada. Alguns imbecis fingem que se preocupam, mas nada fazem, mesmo tendo poder nas mãos. A nós, pobres mortais, só nos resta esperar para ver o que vai acontecer. Quanto a nossos netos, não sei o que será deles.

    ResponderExcluir