''DO NOT ABANDON YOUR BEST FRIEND''

O CÃO É O ÚNICO QUE NÃO SE IMPORTA SE VOCÊ É RICO OU POBRE, BONITO OU FEIO. O CÃO É O ÚNICO QUE REALMENTE SENTE A TUA AUSÊNCIA E SE ALEGRA DE VERDADE COM O TEU RETORNO, PORTANTO, JAMAIS ABANDONE SEU MELHOR AMIGO.



UM RAIO DE LUZ

''UMA ANTIGA LENDA DIZ QUE QUANDO UM SER HUMANO ACOLHE E PROTEGE UM CÃO ATÉ O DIA DE SUA MORTE, UM RAIO DE LUZ, QUE NÃO PODEMOS ENXERGAR DESTE PLANO DA EXISTÊNCIA, ILUMINA O CAMINHO DESTE SER PARA SEMPRE!''





terça-feira, 2 de julho de 2013

ZEUS - AMIGOS PARA SEMPRE

Quem leu o livro "O Pequeno Príncipe", deve se lembrar das palavras que seguem, ditas pela raposa, quando ela e o pequeno príncipe se conheceram.
 
“Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. Os teus me chamarão para fora da toca, como se fossem música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim não vale nada. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos dourados. Então será maravilhoso quando tiveres me cativado. O trigo, que é dourado, fará com que eu me lembre de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...”
“Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade!
"Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativas!"
O pequeno Príncipe

Assim posso descrever minha amizade com Zeus. Hoje, de longe Zeus conhece meus passos e a cada dia aguarda no mesmo lugar pela minha chegada.

Zeus nunca recebeu e conheceu amor e carinho de verdade até me conhecer. Sempre triste e quieto, observava quando eu passava passeando com meus outros cães.

Claro que naquela época eu comecei a lhe fazer carinhos e conversar com ele através da grade e quando podia levava um pãozinho adormecido, coisa que Zeus adora comer.
Minha amiga Teresa fazia o mesmo, sempre a gente conversava com ele e lhe dava um pouco de atenção e umas guloseimas. Também observávamos quando havia algo de errado com ele.
Mais de cinco anos Zeus viveu no pequeno terreno que vemos na primeira foto. Não o local onde ele está, em frente ao portão, mas ao lado, no pequeno quintal.
Muitas vezes eu via sua dona chegar e observava ele se alegrar e esperar por um afago, ou mesmo uma palavra sequer, mas nada, ela entrava pelo portão e sequer olhava para ele. Triste, em passos lentos ele se virava e voltava para sua casinha.
Certo dia chamei a atenção para este fato para a mulher, mas ignorantes e pessoas sem amor no coração jamais entenderiam o que é um gesto de carinho para um animal.
Não estou dizendo que ela o maltratava ou maltrata, mas  Zeus é  apenas um objeto sem valor para ela.
Me ofereci algumas vezes para levar Zeus para passear, mas ela não permitia. Mesmo eu explicando que isto era importante para cães de porte grande, ela negava.

Há um mês atras, Zeus começou a mancar e Teresa e eu observamos que uma de suas patas traseira estava bastante inchada, além de uma sarna mal tratada nas costas.

Chamei a atenção de sua dona para o fato, ela me disse que não gastaria mais dinheiro com ele, pois estava cansada de pagar veterinário para isto e aquilo. Engraçado é que ela recebeu Zeus exatamente de um "veterinário", se é que se pode chamar o sujeito de "veterinário",
enfim, me prontifiquei  eu mesmo a levar Zeus até a veterinária  e pagar as despesas. Assim, finalmente ela concordou.
A veterinária que cuida dos meus cães, o medicou e pediu um exame de RX das patas, pois suspeitava que poderia ser neoplasia óssea (cancer) nos ossos.
Desde então comecei a levar Zeus para pequenos passeios diários e brincar com ele. Hoje, Zeus me espera no portão  a cada manhã com alegria e ansiedade, como a raposa do pequeno Príncipe. Eu o cativei, ele me cativou, somos responsáveis um pelo outro para sempre.

Infelizmente não será por muito mais tempo.
A suspeita de cancer nos ossos se confirmou.
Três veterinários, incluindo um oncologista, o melhor de todos, são da mesma opinião, Zeus terá apenas mais uns três meses de vida.
Amputação e quimioterapia aumentariam talvez para onze meses este tempo, mas seria com sofrimento pelo que Zeus não precisa passar. Assim só já é doloroso.
Zeus esta sendo medicado com "codein", um derivado  da morfina e anti inflamatórios.

Mas no momento Zeus ainda está bem, sempre me esperando ansioso e feliz no portão, alguma vezes manca um pouco, mas damos nossa pequena caminhada, menor a cada dia  para não forçar muito, se dependesse dele, caminharia, mesmo mancando, o dia inteiro. Mas os afagos, carinho e atenção aumentam a cada dia e  nunca mais irão faltar.

Amigos para sempre! Sei que em breve ele irá partir para a Ponte do Arco Iris, mas levará junto todo o amor e carinho que conheceu e recebeu nestes poucos meses. Deixará saudades, mas ficará guardado para sempre no meu coração e pensamentos e meu coração estará feliz por poder ter lhe dado atenção e carinho de verdade, coisa que nunca havia conhecido em toda sua vida.
Sim, amigos para sempre, pois você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa!
(Siegmar)

Um comentário:

  1. Sim, o Zeus ficará em meu coração também. Temos um período difícil pela frente, mas teremos que enfrentá-lo. Peço a Deus que não permita que ele sofra demais.

    ResponderExcluir