''DO NOT ABANDON YOUR BEST FRIEND''

O CÃO É O ÚNICO QUE NÃO SE IMPORTA SE VOCÊ É RICO OU POBRE, BONITO OU FEIO. O CÃO É O ÚNICO QUE REALMENTE SENTE A TUA AUSÊNCIA E SE ALEGRA DE VERDADE COM O TEU RETORNO, PORTANTO, JAMAIS ABANDONE SEU MELHOR AMIGO.



UM RAIO DE LUZ

''UMA ANTIGA LENDA DIZ QUE QUANDO UM SER HUMANO ACOLHE E PROTEGE UM CÃO ATÉ O DIA DE SUA MORTE, UM RAIO DE LUZ, QUE NÃO PODEMOS ENXERGAR DESTE PLANO DA EXISTÊNCIA, ILUMINA O CAMINHO DESTE SER PARA SEMPRE!''





segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

DESCASO, ABANDONO E IGNORÂNCIA É CULPA DO GOVERNO?

Como amigo e protetor dos animais, fico indignado quando leio reportagens sobre o descaso, abandono e maus tratos para com estas inocentes criaturas.
Mas o que me deixa ainda mais indignado, é quando leio artigos escritos culpando o governo pela super população de cães abandonados nas ruas.
Me desculpem os protetores, mas isto não tem absolutamente nada em haver com o governo.
O governo pode até ser corrupto e ladrão, sabemos que é, mas culpá-lo pela ignorância do povo, isso não.
Cada ser humano tem a obrigação de cuidar dos animais. Lhes fornecer abrigo, alimento, água, providenciar veterinário quando adoecem, castrar os mesmos quando possível, ou ao menos cuidar das fêmeas quando entram no cio. Isso é fácil de fazer.
Infelizmente a ignorância tomou conta das pessoas, bem como a indiferença. Assim, se culpa o governo!
Poucas famílias ainda se importam com seus animais de estimação.
A grande maioria não esta nem aí para com o que acontece com eles.
Os adotam quando filhotes, em geral para satisfazer a vontade de algum moleque chorão, e depois o animal ao crescer, é abandonado à própria sorte.
Portões abertos, ou amarrados em minúsculas correntes, dia e noite, em geral sem água e sem comida.
Isso é culpa do governo? Ou é culpa da ignorância do ser humano? Se é que se pode chamar isso de ser humano.
Basta passar perto de favelas ou de lugares mais humildes e pronto, podemos ver centenas de cães famintos procurando em meio ao lixo algo para comer. Culpa do governo?
Não, definitivamente isto não é culpa do governo e o mesmo não tem obrigação alguma neste caso. O povo é que precisa se conscientizar, criar vergonha na cara, educar seus filhos, professores podem ajudar dando o exemplo, mas conheço professores que odeiam animais. Culpa do governo? As igrejas de todas as religiões tem a obrigação moral de alertar e mostrar esta realidade para seus fiéis. Poucas o fazem. Não estão nem aí. Raramente se houve durante um sermão, conselhos ou ensinando que os animais fazem parte da criação de Deus e devem ser amados e respeitados. Culpa do  governo?
Creio que os que culpam o governo deveriam antes de tudo começar a educar seus vizinhos, conversar com seus padres, pastores, com os professores dos seus filhos, com os cidadãos que cuidam e representam os bairros onde morram.
Não fui educado pelo governo, meus pais me ensinaram a amar e respeitar todas as criaturas. Isso vem de família, não fui educado para culpar o governo pelo descaso e maus tratos para com os animais.
Tenho vergonha na cara e sei o que é certo e errado, mesmo não sendo perfeito. Tive pais e educadores que me tornaram um ser humano com sentimentos e digno. Tenho visto exemplos de ignorantes que mandam seus filhos abandonar filhotes em qualquer lugar, quando estas inocentes criaturas nascem. Muita vezes, estes pequenos nem desmamaram ainda. Educar os filhos desta maneira é culpa do governo?
Não podemos culpar o governo por tudo, apenas para nos fazer sentir melhor.
Os que reclamam da super população de animais nas ruas, são tão culpados quando o governo que culpam.
Vão a luta, castrem animais na vizinhança, conversem com seus vizinhos ignorantes, os convençam a dar dignidade aos seus animais de estimação.
Eu faço a minha parte. Ao invés de ficar culpando o governo, tento ao menos dar dignidade aos animais da minha vizinhança. E posso dizer que na maioria dos casos tem funcionado muito bem. Muitos animais estão hoje em situação bem mais digna do que antes e, seus donos, de alguma forma aprenderam a os amar e respeitar.
Por esta grave situação, sobre o abandono e maus tratos, nunca culparei o governo, mas sim a ignorância cada vez maior de pessoas que se dizem ser uma família, quando na realidade se tornaram a escória da humanidade. O único mal e culpa do nosso governo, neste caso, é criar, mas não respeitar rigidamente as leis que deveriam punir as pessoas que maltratam e abandonam. Mas isto, a impunidade, é cada vez mais aplaudida em nosso país,

Siegmar

Um comentário:

  1. Excelente! Nem nas escolas, nem nas igrejas,( e quando digo "igrejas", me refiro a qualquer religião) professores ou líderes religiosos falam sobre amar os animais. Nunca ouvi nada a respeito e, infelizmente, sei que não ouvirei. Cabe a nós defendermos nossos amigos da maneira que pudermos.

    ResponderExcluir