
A antiga fábrica de fitas Wenske abriga atualmente o Instituto Goethe, o Instituto Cervantes e uma academia de ginástica e musculação. A proprietária do lugar, Elza Lemanski Passos merece ser parabenizada pelo modo como administra o local.

A tranquilidade reina nos pequenos jardins em volta do espaço.Nem parece estar localizado praticamente no centro de Curitiba.

Apesar de cercado por ruas movimentadas, o local esconde pequenas belezas invisíveis para quem passa pelas calçadas.

Pequenas e silenciosas ruas, trasformadas em pistas para caminhadas, nos convidam a passear e meditar.

As bandeiras da Alemanhã, Espanha,Brasil e Paraná parecem nos transportar para algum pequeno recanto europeu.

O cuidado com a limpeza do local é impecável, a arquitetura antiga mesclada com a moderna dão um toque ainda mais especial ao complexo.

O jardim central é perfeito para meditar, ler um bom livro ou simplesmente sentar, observar e ouvir os passaros que visitam o local durante o dia e satisfazem sua sede na pequena fonte, que dia e noite jorra sua água silenciosamente.

Para quem gosta de um bom desafio, que tal um joguinho de xadrez? Ou espreguiçar numa das cadeiras de balanço do local?

Ideal mesmo é caminhar, um local seguro, silencioso e tranquilo mesmo.

O lugar também dispões de um pequeno museu contando a história do surgimento da fábrica em Curitiba.São pequenas vitrines contendo fotos, registros e mostras do material que era confeccionado na Fábrica Wenske.

Realmente um lugar relaxante, num recanto que sem dúvida é um encanto.

Mas o local é de uso restrito, apenas para funcionários do local e alunos da academia do Goethe ou do Cervantes. Graças a Deus por isso, fosse um lugar público, infelizmente ja estaria depredado, afinal, não estamos na Europa, mas sim no Brasil!
(Siegmar)