''DO NOT ABANDON YOUR BEST FRIEND''

O CÃO É O ÚNICO QUE NÃO SE IMPORTA SE VOCÊ É RICO OU POBRE, BONITO OU FEIO. O CÃO É O ÚNICO QUE REALMENTE SENTE A TUA AUSÊNCIA E SE ALEGRA DE VERDADE COM O TEU RETORNO, PORTANTO, JAMAIS ABANDONE SEU MELHOR AMIGO.



UM RAIO DE LUZ

''UMA ANTIGA LENDA DIZ QUE QUANDO UM SER HUMANO ACOLHE E PROTEGE UM CÃO ATÉ O DIA DE SUA MORTE, UM RAIO DE LUZ, QUE NÃO PODEMOS ENXERGAR DESTE PLANO DA EXISTÊNCIA, ILUMINA O CAMINHO DESTE SER PARA SEMPRE!''





quarta-feira, 6 de outubro de 2010

OS ENCANTOS DA PRAÇA TIRADENTES / O JARDIM DE POLACA E MARRON

Há meses penso em escrever esta bonita história. Mas eu precisava de algo que apenas hoje tive a sorte de conseguir. Fotos e um pouco mais de detalhes sobre os pequenos donos da nossa Praça Tiradentes.
A Praça Tiradentes é sem dúvida a mais antiga de Curitiba. Não é uma das nossas mais bonitas praças, mas é o centro da nossa cidade, o jardim da nossa Catedral.
Recentemente a praça passou por uma reforma e assim foi descoberto um pedaço do seu passado. Foram encontrados vestígios de como ela foi no século passado. Hoje, após a reforma concluida podemos ver um pouco de como eram aqueles tempos.
Como acabei de mencionar, a praça é o jardim da nossa Catedral.
Mas é também o jardim da casa dePolaca e
do Marron.
Conheço os dois há algum tempo. Muito simpáticos e sempre quando posso e passo por lá e eles estão em casa, costumo fazer um agrado.Os dois são na verdade os verdadeiros donos da praça.Em sua vida de liberdade são muito felizes. Não parecem cães abandonados.Na realidade não são mesmo.
Costumam passear pela cidade. Já os encontrei na Rua XV, no Largo da Ordem e há quem diz que ja foram até o Passeio Público. Coisa que não duvido.Ambos são castrados e são inseparáveis.
Vivem a quase tres anos na praça. Seus donos? Os melhores do mundo. São a alegria dos taxistas. Joãos, Josés, Antonios e Joaquins, anonimos na multidão, que lhes dão não apenas comida, mas carinho, muito carinho.
Estes taxistas e os donos das bancas de revista da praça, provedenciam a água e comida que precisam. Abrigo e um cobertor novo aparece a cada hora. Quando chove a praça ofereçe ótimos refúgios caso venha um aguaceiro mais forte. A proteção que precisam? Sempre tem um amigo táxista de olho. Ninguém ouse chutar ou fazer algo, na certa vão sobrar umas porradas.Noite e dia, há sempre um taxista de plantão.
Esta é a história que sempre quis contar. Ao ir embora, olhei mais uma vez para tras e, lá estava Polaca ainda descançando no mesmo lugar. Se aquecendo ao sol, bem no caminho dos pedestres, sem se importar com o movimento dos carros, onibus e pedestres que não param de passar. Muitos passam e nem reparam nas duas pequenas criaturas, outros são capazes de tropeçar nelas e ainda assim não as perceber. Mas Polaca e Marron percebem tudo. Sabem quem lhes dará um carinho e sabem que sempre poderão aquecer um mendigo num dia mais frio.Muitos cães não abandonados não recebem o amor,carinho e atenção, que Polaca e Marron recebem diariamente.
Na próxima vez que passar pela praça, preste atenção, em algum lugar você verá os dois descançando ou passeando.
E se um dia, alguém quiser saber mais sobre eles, basta pegar um taxi na Praça Tiradentes, com certeza o taxista terá prazer em prozear um pouco sobre a Polaca e o Marron. Os dois verdadeiros e maiores encantos da nossa Praça Tiradentes!
(Siegmar) Curitiba, 06/10/2010

Um comentário: