''DO NOT ABANDON YOUR BEST FRIEND''

O CÃO É O ÚNICO QUE NÃO SE IMPORTA SE VOCÊ É RICO OU POBRE, BONITO OU FEIO. O CÃO É O ÚNICO QUE REALMENTE SENTE A TUA AUSÊNCIA E SE ALEGRA DE VERDADE COM O TEU RETORNO, PORTANTO, JAMAIS ABANDONE SEU MELHOR AMIGO.



UM RAIO DE LUZ

''UMA ANTIGA LENDA DIZ QUE QUANDO UM SER HUMANO ACOLHE E PROTEGE UM CÃO ATÉ O DIA DE SUA MORTE, UM RAIO DE LUZ, QUE NÃO PODEMOS ENXERGAR DESTE PLANO DA EXISTÊNCIA, ILUMINA O CAMINHO DESTE SER PARA SEMPRE!''




terça-feira, 1 de novembro de 2011

CAMINHANDO POR CURITIBA / UM POUCO DO JARDIM DAS AMÉRICAS

Estou em cima de uma das passarelas sobre a BR-277. BR que nos leva ao litoral, ao porto de Paranaguá, Ilha do Mel, Antonina, Morretes e as nossas praias.
A BR também é a divisa de alguns bairros com o bairro Jardim das Américas.
Atualmente o Jardim das Américas é também um bairro de classe A. Casarões, condominios fechados, belos sobrados, um shopping, vários hiper mercados e o Centro Politécnico.




Aqui nesta imagem, o que vemos ao fundo, parecendo ser o centro da cidade, é apenas o bairro Jardim Botanico com seus prédios cada vez maiores e numerosos.
Ao lado esquerdo parte do shopping Jardim das Américas sendo cada vez mais ampliado.
O bairro deve seu nome à intenção dos vereadores municipais de homenagear as três porções do continente americano: América do Norte, América Central e América do Sul.

Shopping Jardim das Américas.
O Jardim das Américas está localizado entre os bairros do Capanema (Jardim Botânico) (separado pela BR-476, antigo trecho urbano da BR-116), Cajuru (separado pela BR-277,ligação com o litoral do Paraná), Guabirotuba e Uberaba (ambos limitados pela Avenida Comendador Franco, popularmente conhecida como Avenida das Torres, principal acesso para o Aeroporto Afonso Pena e ligação com os trechos sul das BR-101 e BR-376).

Um dos mercados próximos da minha casa. O Jardim das Américas, pode-se dizer, com a sua infraestrutura, valorizou todos os outros bairros ao seu redor.

Neste bairro se encontra o Centro Politécnico, importante campus da Universidade Federal do Paraná, assim como a Escola Técnica da UFPR. Aos domingos eu costumava passear com a minha turma por estes gramados. Algumas vezes ainda arrisco um passeio pelo lugar.
Tranquilo e silencioso nos finais de semana.
O Campus III, conhecido como Cidade Universitária, é o maior campus da UFPR Universidade Federal do Paraná) compreendendo os campus Centro Politécnico, Escola Técnica e Jardim Botânico. O Campus possui seu território dividido pela Rodovia Federal Régis Bittencourt (BR-116), fazendo-o pertencer a dois bairros diferentes: o Jardim das Américas e o turístico Jardim Botânico.

Aqui são ministrados os cursos de: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia da Produção, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Física, Geografia, Geologia, Matemática, Matemática Industrial, Química.
Isto tudo é apenas mais um pedaço da minha Curitiba. Uma cidade de todos os povos, um lugar tranquilo de se viver.
(Siegmar)

2 comentários:

  1. Que legal. Meu caminho diário. Vendo em fotos é bem mais bonito do que observo quando passo por ali.

    ResponderExcluir
  2. Siegmar... Amo a nossa Curitiba! É realmente uma cidade bonita, diferente e acolhedora... Achei muito interessante a sua ideia de publicar alguns de seus cenários. É uma iniciativa cultural muito proveitosa e a nossa Curitiba merece ser divulgada; e como escreveu a Tere... olhando as fotos tudo fica ainda mais bonito! Abraços

    ResponderExcluir