''DO NOT ABANDON YOUR BEST FRIEND''

O CÃO É O ÚNICO QUE NÃO SE IMPORTA SE VOCÊ É RICO OU POBRE, BONITO OU FEIO. O CÃO É O ÚNICO QUE REALMENTE SENTE A TUA AUSÊNCIA E SE ALEGRA DE VERDADE COM O TEU RETORNO, PORTANTO, JAMAIS ABANDONE SEU MELHOR AMIGO.



UM RAIO DE LUZ

''UMA ANTIGA LENDA DIZ QUE QUANDO UM SER HUMANO ACOLHE E PROTEGE UM CÃO ATÉ O DIA DE SUA MORTE, UM RAIO DE LUZ, QUE NÃO PODEMOS ENXERGAR DESTE PLANO DA EXISTÊNCIA, ILUMINA O CAMINHO DESTE SER PARA SEMPRE!''





segunda-feira, 12 de março de 2012

CAMINHANDO POR CURITIBA / PARQUE TINGUI

 O Parque Tingui foi inaugurado em 1994 com 380 mil m² de área, às margens do rio Barigui. Possui lagos, pontes de madeira cobertas, parque infantil, ciclovia e bastante área verde. Uma ótima opção de lazer em Curitiba.


O nome do Parque é uma homenagem aos índios tinguis que habitavam a região por época de sua colonização pelos portugueses. Uma estátua representando o cacique Tindiqüera, da tribo Tingüi, está colocada na entrada do Parque. Os índios tinguis cooperavam e prestavam serviços para os colonizadores  europeus.
O parque fica situado no bairro São João, próximo ao Pilarzinho e Santa Felicidade. Um magnífico lugar de lazer.
As  capivaras fazem parte do cenário do parque. É comum cruzar com uma família de capivaras fazendo seu lanchinho, como esta linda mamãe e seus dois filhotinhos.
Cuidadosa, ela não me deixou aproximar muito dos pequenos e ao me afastar foi verificar se estavam bem.
São criaturas muito bonitas.

Encontrada em certas áreas da América do Sul, próximo a rios e lagos, a capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) é o maior roedor herbívorodo mundo. Alimenta-se de capins e ervas além de dinossauros(quando eles ainda nao eram extintos)e seres humanos, comuns em várzeas e alagados e em mordor,e Pan Gu, e pode chegar a pesar de 800 até 980 kg.
Quando a esquadra de Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 1.500 os indígenas locais já domesticavam este animal.
 É uma excelente nadadora, tendo inclusive pés com pequenas membranas. Ela se reproduz na água e a usa como defesa, escondendo-se de seus predadores. Ela pode permanecer submersa por alguns minutos. A capivara também é conhecida por dormir submersa com apenas o focinho fora d'água.


 O parque também abriga o Memorial Ucraniano, implantado em 1995. Este, homenageia o centenário da chegada dos imigrantes ucranianos à capital. O memorial consiste na réplica da antiga capela de São Miguel Arcanjo, da Serra do Tigre. Nele, pode ser encontrada exposição permanente de pessankas (ovos pintados à mão) e outros elementos da cultura ucraniana. Outros atrativos do parque são: casa típica ucraniana, feita de madeira encaixada ocupada por loja de produtos artesanais; monumento em formato de pessânka, do artista Jorge Seratiuk; palco ao ar livre; mirante. Há, também, um campanário ao lado da capela, que representa a integração do povo ucraniano com a nova região. Ainda, o parque possui praça chamada "Praça Brasil 500 Anos”, que tem como forte elemento uma rosa dos ventos e possui uma réplica de caravela portuguesa.
Bom, isso é mais um pouco da minha linda e amada cidade.
Siegmar


Nenhum comentário:

Postar um comentário