''DO NOT ABANDON YOUR BEST FRIEND''

O CÃO É O ÚNICO QUE NÃO SE IMPORTA SE VOCÊ É RICO OU POBRE, BONITO OU FEIO. O CÃO É O ÚNICO QUE REALMENTE SENTE A TUA AUSÊNCIA E SE ALEGRA DE VERDADE COM O TEU RETORNO, PORTANTO, JAMAIS ABANDONE SEU MELHOR AMIGO.



UM RAIO DE LUZ

''UMA ANTIGA LENDA DIZ QUE QUANDO UM SER HUMANO ACOLHE E PROTEGE UM CÃO ATÉ O DIA DE SUA MORTE, UM RAIO DE LUZ, QUE NÃO PODEMOS ENXERGAR DESTE PLANO DA EXISTÊNCIA, ILUMINA O CAMINHO DESTE SER PARA SEMPRE!''




terça-feira, 5 de abril de 2011

O SOL SOBRE CURITIBA E A PRAÇA DE MARRON E POLACA

Um belo dia de sol em Curitiba. Resolvi tirar uma foto, eis aí, o sol sobre a praça Tiradentes, o lar de Marron e Polaca.Marron, como sempre estava dormindo. Alheio a tudo em sua volta, até aos pombos que roubam sua ração algumas vezes.Mas acordou quando eu o chamei e me deixou fazer um cafuné. Perguntei a ele pela Polaca, mais uma vez parecia alheio a tudo, inclusive sobre o paradeiro da sua companheira. Perguntei aos taxistas e me disseram que, como sempre, a esta hora, Polaca devia estar dando suas voltinhas na praça.Segui em frente e, qual não foi minha surpresa quando dei de cara com a Polaca se rolando na grama a duas quadras da Catedral.Também me deixou fazer um cafuné, fez pose para a foto e continuou a se rolar no cantinho escolhido para apreciar o movimento. Segui em frente, o sol brilhava e estava convidando a uma oração.Nada como entrar na pequena igreja, vazia e silenciosa. Conversei com Deus alguns minutos, agradeci, reclamei e orei por todos, amigos e inimigos que possa ter.
Dialogamos, obtive respostas e obtive dúvidas, mas no final, creio que nos entendemos um pouco mais.Mais uma vez o sol, agora sobre o Largo da Ordem, nem quente, nem frio, apenas hoje, parecia brilhar mais do que de costume. Um agradável sol de fim de verão e começo de outono.Uma foto do Paço da Liberdade, lindo prédio, que antigamente abrigava o Museu Paranaense. Hoje, o Paço abriga uma série de eventos culturais, como palestras, exposições e tem anexo um maravilhoso café. Parte da Curitiba cultural.Seguindo um pouco mais, a praça Santos Andrade com seu belo chafariz e seus pombos sempre procurando pipocas e migalhas. Uma linda praça que abriga de um lado a antiga Universidade Federal do Paraná, atualmente apenas parcialmente universidade. Grande parte também se transformou num local de exposições e museu. Do outro lado da praça temos o velho e moderno Teatro Guaira. Muita gente boa já passou por lá, Mercedes Sosa e Milton Nascimento, para citar alguns deles.São alguns encantos de Curitiba, lugares que parecem criar uma atmosfera mágica num dia ensolarado como hoje.
Até os pombos pareciam mais felizes e dispostos. Aliás, a cidade inteira parecia estar em paz e sorridente. Deveria ser sempre assim. Sol, luz, paz e tranquilidade.
A mesma tranquilidade dos pombos e de Polaca e Marron em suas praças.
Ou talvez, a conversa com o bom Deus tenha mudado um pouco as coisas. Creio que pequenas orações e pequenos bate papos com o velhinho sempre ajudam a nos fazer sorrir e a prestar atenção em seus pequenos milagres.
(Siegmar)

Um comentário: