''DO NOT ABANDON YOUR BEST FRIEND''

O CÃO É O ÚNICO QUE NÃO SE IMPORTA SE VOCÊ É RICO OU POBRE, BONITO OU FEIO. O CÃO É O ÚNICO QUE REALMENTE SENTE A TUA AUSÊNCIA E SE ALEGRA DE VERDADE COM O TEU RETORNO, PORTANTO, JAMAIS ABANDONE SEU MELHOR AMIGO.



UM RAIO DE LUZ

''UMA ANTIGA LENDA DIZ QUE QUANDO UM SER HUMANO ACOLHE E PROTEGE UM CÃO ATÉ O DIA DE SUA MORTE, UM RAIO DE LUZ, QUE NÃO PODEMOS ENXERGAR DESTE PLANO DA EXISTÊNCIA, ILUMINA O CAMINHO DESTE SER PARA SEMPRE!''





quinta-feira, 6 de junho de 2013

CÃES, PELOS SAUDÁVEIS, PASSEIOS, BANHOS, RAÇÃO E SOL

Cuido de cães, tenho 19 cães e todos foram resgatados das ruas. Outros tantos foram doados em feirinhas e alguns estão atualmente feliz em seu novo lar.
Não tenho muito espaço, assim, procuro sempre doar os filhotes quando são abandonados.
Alguns dos meus cães recolhi em estado lastimável, magros, sofrendo de sarna e outros feridos e maltratados.
Atualmente quase sempre me perguntam a raça dos meus cães, poucos percebem que são simples vira-latas bem cuidados. Qualquer cão de rua pode parecer um cão de raça quando bem tratado.

Mas com o passar dos anos adquiri certa experiência e pequenos segredos que gostaria de dividir. Alguns conselhos recebi de uma querida amiga veterinária, Dra. Carmem.

 Quando resgatei minha primeira cachorrinha, a Xiquita, eu costumava a levar semana sim, semana não para um banho. Era uma vira-lata bem peluda. passado alguns anos, dois talvez, Xiquita começou a apresentar problemas sérios de perda de pelos.
Na época, conheci a Dra. Carmem que além de veterinária também tinha um banho e tosa junto ao consultório.
Aí começou a minha experiência. Carmem me disse que eu deveria parar de dar banhos mensais na pequena, pois cães perdem a proteção da própria pele com muitos banhos, ideal é dar  banho no máximo três vezes por ano, ou apenas quando o cão se suja muito.

Apesar de Xiquita ter ficado bem velhinha e feliz, a vida toda os remédios contra as alergias a acompanharam, nunca mais recuperou completamente a auto defesa de sua pele e pelos, foi necessário remédios a base de cortisona a vida inteira. Nunca a prejudicou, mas era a única coisa que aliviava suas coceiras e a deixava bonita por meses, algumas vezes até anos.

Meu primeiro conselho para quem tem cães ou apenas um cão que seja, de poucos banhos. Não se importem com o cheiro característico do cão, controlem as pulgas e o deixem tranquilo, poucos banhos, três por ano no máximo. Sei que alguns veterinários irão discordar, principalmente veterinários que forem proprietários de petshops com banho e tosas, afinal, eles querem lucrar, não é mesmo? Nem todos no entanto, sempre existirão veterinários sinceros que concordarão com o que estou dizendo.
Naturalmente existem algumas raças de cães onde mais banhos e tosas são necessários, caso dos pequenos poodles por exemplo, estes sim precisam de mais cuidados com seus pelos, mas mesmo eles, um banho de dois em dois meses é suficiente.

Ração? Não é preciso uma ração muito cara para dar brilho e beleza para os animais, basta ser uma ração saudável e com proteínas que muitas ração não tem. Eu dou aos meus uma ração chamada Special Dog, vegetais, não é uma ração cara comparada com outras, mas muito boa em nutrientes. Pedigree  é outra das boas rações também, existem várias, basta procurar. Alguma rações das mais baratas, não passam de isopor colorido, fazem mal aos animais, especialmente a sua pele e pelos. É preciso ficar atento e pensar no bem estar da alimentação destes amigos peludos. Melhor gastar um pouco mais com uma boa ração, do que gastar mais com veterinários quando ficam doentes devido a uma ração vagabunda e barata.

Passeios semanais são importantes, mesmo quando o espaço dos cães é suficiente. Os passeios diminuem o stress dos cães, eles precisam farejar, caminhar e demarcar território onde podem. Mesmo cães castrados demarcam seu território e precisam disto. Caminhar é saudável para todos, cães e seus donos também. E nestas caminhadas, muitas vezes os animais encontram determinados capins que eles começam a mastigar, alguns engolem e até regurgitam em seguida, não se preocupem, apesar de novamente alguns "veterinários" disserem o contrário, isto é saudável para os cães e gatos, eles precisam disto com certa frequência.

O último e não menos importante é deixar que eles tenham um lugar para tomar sol, muito sol. Reparem que algumas vezes os cães, mesmo  em dias super quentes, se deitam no sol até quase não aguentar mais, depois, se deitam na sombra e em poucos minutos voltam ao sol, e assim vai.
Sol é saúde para os animais e pessoas. Claro que não podemos abusar, mas os cães sabem seu limite.
Deixar um espaço onde os cães possam receber sol e sombra é muito importante para a saúde dos animais, especialmente para sua pele e pelos.

Façam isto e todos irão ver e começar a notar a diferença. Não são apenas conselhos, é fato. São pequenas dicas que farão bem a todo e qualquer animal. E os gastos veterinários irão diminuir e seus cães e gatos terão uma vida bem mais saudável e pelos brilhantes e fortes.

Bom saber e lembrar também, que a perda de pelos, algumas vezes duas vezes por ano é normal, tanto nos de pelo curto como os mais peludos, é uma renovação, uma troca por pelos novos, assim nada de achar que o animal está doente por esta razão. O perda de pelo dura em geral um mês e logo depois para. Claro que se o problema se prolonga, aconselho procurar ajuda e conselhos de um veterinário de confiança.

Bom, estas são alguma dicas, perguntas? Podem fazer nos comentários que deixarei a resposta.
Não sou dono da verdade, mas o que estou dizendo aprendi nos quase 15 anos cuidando de cães que um dia foram abandonados e estavam doentes, alguns muito doentes.
Mas o principal e outro grande segredo é algo que se chama CARINHO, sem este fator, nenhum de nós iria sobreviver muito tempo.
(Siegmar)

Um comentário:

  1. Concordo. O Dr. Paulo já me falou, há muito tempo, que muito banho faz mal à pele dos cães.

    ResponderExcluir