''DO NOT ABANDON YOUR BEST FRIEND''

O CÃO É O ÚNICO QUE NÃO SE IMPORTA SE VOCÊ É RICO OU POBRE, BONITO OU FEIO. O CÃO É O ÚNICO QUE REALMENTE SENTE A TUA AUSÊNCIA E SE ALEGRA DE VERDADE COM O TEU RETORNO, PORTANTO, JAMAIS ABANDONE SEU MELHOR AMIGO.



UM RAIO DE LUZ

''UMA ANTIGA LENDA DIZ QUE QUANDO UM SER HUMANO ACOLHE E PROTEGE UM CÃO ATÉ O DIA DE SUA MORTE, UM RAIO DE LUZ, QUE NÃO PODEMOS ENXERGAR DESTE PLANO DA EXISTÊNCIA, ILUMINA O CAMINHO DESTE SER PARA SEMPRE!''





sexta-feira, 1 de junho de 2012

PROTETORES OU CARCERÁRIOS? ABRIGOS OU CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO?

Sou protetor de animais. Ao menos eu me considero um. Atualmente cuido de 18 cães e dois gatos, é o meu limite.
Sei o quanto é recompensador, e também sei, o quanto é trabalhoso e o quanto isto custa mensalmente. Já doei muitos animais, encontrei para eles lares e adotantes que lhes dão uma vida digna e tudo o que precisam. Não é fácil encontrar pessoas assim.
Se eu tivesse ficado com todos que recolhi até agora, há tempos eu já teria transformado a vida deles num verdaderio inferno.
Castrei inúmeros animais, ajudei várias pessoas como pude para tratar seus animais, paguei veterinários, levei vários para clínicas e comprei vários medicamentos. Algumas vezes compro ração para cães de vizinhos que, desperados, vem diante de minha porta pedir ajuda.
Não sou rico, faço o que posso dentro de minhas possibilidades, tanto física quanto financeira.
Seria fácil juntar centenas de animais em algum lugar e não lhes dar uma vida digna.

Isto, infelizmente está se tornando cada vez mais comum.
Pessoas recolhem animais, sem pensar, por pena, acabam recolhendo e depois, sem saber de onde tirar dinheiro para os alimentar ou cuidar de sua saúde, imploram por ajuda, percebendo que os animais passam fome e estão doentes.
Mesmo algumas Ongs, bem conhecidas já se encontram neste caminho.
Animais, especialmente cães e gatos, precisam de muito mais do que simplesmente alimento e abrigo.
Precisam de exercício e em especial, carinho, muito carinho.
E isto se torna impossível de dar, no momento em que a quantidade de animais recolhidos se torna maior do que o tempo e a condição financeira destas pessoas.
Estas pessoas não são mais protetores, se tornaram carcereiros.
Abrigos se tranformam em campos de concentração, que comparados com a antiga carrocinha que recolhia cães abandonados pela rua e os levava para serem sacrificados, são um inferno.
Isso mesmo. Eu pessoalmente conheço abrigos, onde vejo cães que estariam melhor mortos, do que a miserável vida que levam nestes abrigos, esperando por uma adoção que nunca chegará.
Cães sem lugar decente para comer, cães sem abrigos decentes, cães saudáveis entre cegos e doentes, outros mutilados. Cães amarrados em minusculos canis, em correntes e etc..., durante todos os anos ou dias que restarão de suas vidas.
Isto é proteger? Isto é dar dignidade?
Não, abrigos e campos de concentração nazistas são a mesma coisa, se tornaram a mesma coisa. Faltam apenas os fornos de cremação.
Algo precisa ser feito, estas pessoas, que recolhem animais sem limites, não tendo condições para lhes dar dignidade, são pessoas doentes. Pessoas que se deixam dominar pela pena e se esquecem de que o animal precisa não de pena, mas de uma vida decente, carinho, alimento, cuidados veterinários, proteção do sol e da chuva e viver em ambientes limpos e seguros.
Quando isso não é mais possível, quando animais precisam ficar enjaulados, doentes, passando fome, é hora não de pedir ajuda, mas de parar com a hipocrisia da assim chamada pena.
Canso de receber por e-mail pedidos de ajuda de "protetoras" desesperadas pedindo ração, cuidados veterinários e mil e outras coisas.
Assim se torna fácil recolher animais abandonados, não é mesmo? Conheço cães de rua, que perambulam o dia inteiro pelos becos a procura de algo para comer. Sei que correm riscos, mas estão mais saudáveis e em melhores condições do que muitos animais em abrigos e Ongs, presos sem nem sequer ter o direito de tentarem encontrar a sorte e alimentos por conta própria.
AGORA, alguém fale com os responsáveis por estas ongs ou abrigos e lhes cite a palavra "eutanásia", perguntem se já ouviram falar, mas saim correndo depois, pois terão inimigos mortais para o resto de suas vidas.
A hipocrisia cegou seus olhos, não percebem mais, que se sacrificassem os mais velhos, os doentes, os mutilados, outros mais saudáveis teriam mais espaço e uma vida ao menos um pouco mais digna.
PROTETORES  mesmo, são aquelas poucas pessoas, que com seus próprios recursos fazem o melhor pelos cães que adotam, SABEM DOS SEUS LIMITES DE ESPAÇO E FINANÇAS, que lhes dão não apenas um abrigo, mas alimentos, cuidados veterinários, carinho e proteção para o resto de suas vidas, sem a todo instante recorrer a outros protetores pedindo ajuda.
Quando alguém resolve resgatar cães, precisa fazê-lo de maneira consciente, de que poderá arcar com as despesas que estes pequenos amigos irão proporcionar.
Mesmo as Ongs, que se prontificam a resgatar e cuidar de animais, ou sobrevivem com recursos próprios e dão uma qualidade de vida decente para estes animais, ou que fechem suas portas, pois de campos de concentração de animais já estamos saturados.
ABRIGOS  mesmo, são os lugares que oferecem realmente uma proteção, e igualmente, abrigo do sol e da chuva, alimento adequado em lugar adequado, cuidados veterinários e espaço, onde podem correr e brincar pelo tempo que resta de suas vidas, ou até encontrarem e tiverem a chance de serem adotados por pessoas que possam lhes dar a continuidade desta vida digna.
(Siegmar)

Um comentário:

  1. Meu Deus! O que é isso? Como é triste vermos estas cenas. E pensar que muitos poderiam colaborar recolhendo um cão apenas e dando uma vida digna a ele. Se cada família adotasse um cão e o castrasse não teríamos tanta tristeza para ver, e, se como você diz, se os que recolhem pensassem se realmente podem cuidar de tantos, não veríamos estas cenas tão deploráveis.

    ResponderExcluir