A nova revista do Goethe-Institut, REPORTAGENS IMAGENS CONVERSAS, nos presenteia com belas reportagens sobre Angola e sua capital, Luanda.
Entre as reportagens uma me chamou a atenção e vale realmente ser reproduzida.PEIXE, PÃO E LIVROS
Design é uma missão para Shunnoz e Tekasala / Por Miguel Hurst
"O curso de designer de moda e estilismo recebemos antes de estarmos aqui na terra. Deus enviou-nos ao mundo para cumprirmos uma missão muito simples: não será a morrer para o mundo", diz o designer de moda Shunnoz Fiel.
Ele e o seu parceiro Tekasala Maat Nzinga colaboram com o Goethe-Institut desde 2011. Para este ano está planeada uma exposição com o nome "Missão Moda!"
Em 2014 será lançado um livro sobre o trabalho dos dois.
Criar moda para o corpo, mente e espirito define a postura destes dois jovens estilistas angolanos, noz e Tekasala.
Participar ativamente na reconstrução do homem e da mente nacional angolana, foi a idéia primária que os levou, há cerca de oito anos, a usar a arte da moda como ferramenta de comunicação e de divulgação dos seus ideais.
A utilização de combinações inusitadas de cores, de proporções atípicas nos fatos, transforma o trabalho destes criadores, numa festa de cor, ritmo, diversão e energia.
Arrojo, provocação, inquietação e novidade são posturas sempre presentes nos desfiles, onde numa linguagem performativa, o público é envolvido num festival de sensações em que a música e a presença de elementos cenográficos como o grelhador, o peixe, o pão, os livros acompanham os manequins e conquistam as mentes para a aceitação do novo.
Abraçar a harmonia, a construção de idéias, a estimulação do pensamento multicultural novo e a busca de valores positivos no desenvolvimento de sociedades fragmentadas, é a preocupação principal destas duas fortes personalidades que veem na aceitação de novas idéias e produtos a essência para melhoria da sociedade. Shunnoz e Tekasala, talentos mais que confirmados no novo mosaico artístico angolano, onde as novas idéias se casam com o tradicional em mutação, onde uma nova energia sublinha a vontade e força nesta aposta de reconstrução.
Miguel Hurst
Nenhum comentário:
Postar um comentário