''DO NOT ABANDON YOUR BEST FRIEND''

O CÃO É O ÚNICO QUE NÃO SE IMPORTA SE VOCÊ É RICO OU POBRE, BONITO OU FEIO. O CÃO É O ÚNICO QUE REALMENTE SENTE A TUA AUSÊNCIA E SE ALEGRA DE VERDADE COM O TEU RETORNO, PORTANTO, JAMAIS ABANDONE SEU MELHOR AMIGO.



UM RAIO DE LUZ

''UMA ANTIGA LENDA DIZ QUE QUANDO UM SER HUMANO ACOLHE E PROTEGE UM CÃO ATÉ O DIA DE SUA MORTE, UM RAIO DE LUZ, QUE NÃO PODEMOS ENXERGAR DESTE PLANO DA EXISTÊNCIA, ILUMINA O CAMINHO DESTE SER PARA SEMPRE!''





sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

THE DOG AND THE FLEA - DER HUND UND DER FLOH - O CÃO E A PULGA

Pode uma  pulga prejudicar a PAZ de um cão?

Eu posso responder esta pergunta.

Pode sim, não apenas ameaçar, mas também debilitar e muito a saúde de um cão. Cuido de cães, sei o que estou falando, experiência de anos.

Basta apenas uma pulga para fazer um enorme estrago em alguns cães.
Mas o cão nunca é afligido por apenas uma pulga, sempre são várias e espalhadas no corpo do cão.
Ora, todos sabem que um cão é muito maior e mais forte do que uma insignificante pulga. Mas tendo cães, cuidando de cães, já vi o estrago que elas podem causar se a gente não ficar atento.

Em geral se combate as pulgas apenas quando o estrago já foi feito, infelizmente sempre é assim.
Tive casos que me custaram bem caro. Muitas idas e vindas ao veterinário e infelizmente muito
sofrimento ao cão. Muitos remédios, que algumas vezes mais prejudicavam do que ajudar propriamente dito.

Atualmente eu aprendi a lição. Periodicamente examino a "situação" dos meus cães e procuro combater as pulgas antes delas fazerem algum estrago maior. Pulgas em geral sempre estão presentes onde existem cães. Algumas são fáceis de exterminar, já outras..., e pior, é que se a gente não fica de olho, sempre aparece uma nova para se multiplicar.

Imaginem que a imagem ao lado seja a imagem de um cão.

Como eu disse, nunca existe apenas um pulga, se você olhar bem, verá que existe uma pulga na Coreia do Norte, outra no Irã, algumas na região da Palestina e em alguns países cercando Israel, existem duas pulgas quase morrendo em Cuba, uma na Venezuela, outra na Bolívia, mais abaixo, outra na Argentina e uma no Uruguai, e algumas no Brasil, e etc...
Parecem inofensivas, mas juntas podem prejudicar e muito.
Bom ressaltar que as pulgas "brasileiras" são mais fáceis de controlar, são traiçoeiras sim, mas basta lhes mostrar umas "verdinhas" (dólares ou euros), que elas podem até ser domesticadas. Temos no Brasil as pulgas mais corruptas do mundo, mas também as mais mentirosas e traiçoeiras.

Já as pulgas da Coreia do Norte e do Irã, estas são perigosas, instigam as outras e estão contaminadas com o vírus da "peste negra".

O controle tem que ser rígido, olho aberto e atenção só assim, este belo cão da imagem acima que nos serve como exemplo, poderá ter PAZ. Afinal, ele já vem sofrendo outras ameaças também, como perda de pelos,(desmatamento), indiferença, abandono, sede, fome e outras doenças causadas pelo homem. Vamos ao menos garantir a sua PAZ, para que possa viver ao menos mais um tempo tranquilo.

Não gosto de pulgas, elas são nojentas e realmente perigosas, basta lembrar que durante a peste negra na Europa, quem realmente transmitiu a doença, foram as pulgas que estavam nos ratos. E é necessário lembrar mais ainda, que a peste começou num lugar da Europa, e rapidamente se espalhou, causando muitas mortes e problemas.

Todo cuidado é pouco, uma pulga que ameaça é ainda mais perigosa do que se pode imaginar.

A solução?
Engraçado, existe um produto chamado de "Frontline", já escrevi sobre ele neste blog.

Infelizmente não é mais tão eficaz contra as pulgas como antes,  mas preciso admitir que ainda ajuda em alguns casos e pode sim, ser eficaz em alguns casos extremos.

Engraçado o nome, FRONT LINE, será que o criador deste produto pensava ou pensa como eu, em relação ás pulgas?

(Siegmar)

Um comentário: