''DO NOT ABANDON YOUR BEST FRIEND''

O CÃO É O ÚNICO QUE NÃO SE IMPORTA SE VOCÊ É RICO OU POBRE, BONITO OU FEIO. O CÃO É O ÚNICO QUE REALMENTE SENTE A TUA AUSÊNCIA E SE ALEGRA DE VERDADE COM O TEU RETORNO, PORTANTO, JAMAIS ABANDONE SEU MELHOR AMIGO.



UM RAIO DE LUZ

''UMA ANTIGA LENDA DIZ QUE QUANDO UM SER HUMANO ACOLHE E PROTEGE UM CÃO ATÉ O DIA DE SUA MORTE, UM RAIO DE LUZ, QUE NÃO PODEMOS ENXERGAR DESTE PLANO DA EXISTÊNCIA, ILUMINA O CAMINHO DESTE SER PARA SEMPRE!''





quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

EM UM ANO, ABANDONADO DUAS VEZES

Este pequeno cão é o Guri. Em janeiro deste ano ele foi abandonado em frente a minha casa. Faminto e cheio de carrapatos.
 O levei para um bom banho e para tomar as devidas vacinas e semanas depois o levei para uma feirinha de adoção.
Um casal acabou adotando o pequeno malandro. No momento eu estava certo de que ele teria um bom, novo e definitivo lar, mas....

Infelizmente, nem sempre as pessoas que aparecem nas ferinhas são gente decente, muitas vezes sem saber, acabamos entregando estes pequenos seres para novos carrascos. Pessoas não dignas de serem chamadas de "pessoas".
Esta semana fui surpreendido por um e-mail de outra protetora oferecendo o garotão da imagem ao lado para adoção.

Ela o encontrou abandonado vagando pelas ruas. Ao olhar a foto não tive dúvidas e o nome do Guri me veio a cabeça.
Eu reconheci o pequeno garoto nos olhos deste cão e ao comparar as imagens tive a certeza se tratar do pequeno Guri.
Abandonado duas vezes no mesmo ano. Será que será abandonado pela terceira vez?

Tentei entrar em contato com a mulher que o adotou na feirinha, mas não preciso dizer que não fiquei surpreso ao vereficar que os numeros de telefone, tanto celular quanto o residencial, não existem mais. Eles existiam, pois algumas vezes depois da adoção entrei em contato para saber como ele estava. Esta semana irei até o endereço. Já posso imaginar a desculpa, isto se eles ainda residirem no mesmo local. Mas creio que encontrarei outras pessoas morando no local.
Bom, felizmente no momento o lindo garoto está seguro e protegido.
Caso alguém responsável queira adotar o menino, entre em contato comigo deixando um comentário.
Mas fica a pergunta: Quantos mais tem o mesmo azar de serem abandonados mais de uma vez?
Acho que algo precisa ser feito no momento da adoção, algo sério, que realmente comprometa o adotante a dar uma vida digna e segura para a criatura que resolvem adotar.
Eu confesso que perdi a coragem de levar novos animais para adoção. Esta já foi a minha segunda experiência negativa neste aspecto. Panda, a linda menina que aparece na imagem abaixo junto com o Guri, também foi abandonada duas vezes. Ela eu consegui recuperar, mas quanto aos outros que não tem esta chance?
Cuidado pessoal, nem todos que adotam em feirinhas são pessoas decentes, muito cuidado!
(Siegmar)

2 comentários:

  1. Estou chocada com tamanha degeneração da "raça humana"!! Mas não se intimide diante dos maus! Pois, a nossa batalha é pra lá de longa e cansativa..., e "eles" esperam na sombra a próxima oportunidade, para gerar o mau..., enquanto, a gente labuta em pleno sol do meio dia!

    Não se intimide!!

    Sugiro que você invoque o Direito dos Animais (Declaração Universal dos Direitos dos Animais, acesso em: http://www.cfmv.org.br/portal/direitos_animais.php). Tal qual, nos tempos de guerra, quando os direitos civis eram cessados, e humanos, invocavam os direitos dos animais para a proteção dos direitos fundamentais, como o direito à vida.

    Faça um Cadastro prévio.
    Depois, de uma análise prévia de perfil psicológico do adotando (sondagem das intensões do adotando), espacial (lugar) e econômico (se tem condições mínimas de manter o animalzinho, através dos cuidados básicos). Seria interessante um cadastro adaptado ao animalzinho, com características temperamentais, necessidades econômicas de subsistência, espaço, etc, (para prevenção de futuras complicações) e reserve. Diante disto, redija um "Termo Circunstancial de Responsabilidade do Adotando para com o Animal Adotado" com expressos deveres e responsabilidades do adotante para com o adotado, incluindo cláusulas de responsabilidade civil, e penal, no caso de descumprimento. Previsão de queixa crime, denúncia (de terceiros e da entidade protetora - você) à Delegacia de Crimes Contra os Animais, Delegacia especial para proteção animal, Delegacia e Promotoria de Defesa Animal, ou na Sociedade Protetora dos Animais (se na sua cidade houver..), com a instauração de processo penal, civil e administrativo, no caso de abandono, maus tratos, etc.
    Faça com que o adotante assine tanto a ficha do perfil do animalzinho, quanto o Termo Circunstanciado. Assine você ou a (entidade) protetora, na presença de duas testemunhas e guarde.

    Use a Lei a favor destes seres indefesos e não se intimide diante das dificuldades! Força!

    ResponderExcluir
  2. Ixi, tá cheio disso por ai! Pior são "protetores" que doam se conhecer local, sem verificar nada, e claro, logo o cão some, nunca mais é visto! mas como esta "protetora" saberá, se nem liga para saber do amigo??
    Graças a Deus ele está de volta com vc..
    Ufaa! Pelo menos este!
    Não levo mais cães em eventos de adoção, cansei!!! Hj levo direto na casa, conhecer muro, portão, onde dormirá, faço amizade e garanto que eles sejam felizes!!
    bjoss

    ResponderExcluir